Onicomicoses/Micoses nas Unhas
As Onicomicoses (Micoses que afetam as unhas) devem-se à presença de fungos nas unhas que, tal como na pele, originam alterações no local onde se encontram.
Nas unhas é freqüente observarmos que estas ficam mais grossas, com aspecto envelhecido, com coloração diferente, que pode ser esbranquiçada, amarelada, etc. Pode apresentar-se descolada do leito, ou apresentar depósitos "farinhentos" que freqüentemente cheiram mal.
Com o avançar da patologia é freqüente a unha encravar.
Em estados avançados da doença o crescente engrossamento da lâmina ungueal pode dificultar o uso de sapatos fechados podendo provocar dores e mal estar constantes.
O tratamento desta patologia não é complicado nem doloroso se tratado por um Podólogo. Na maioria das vezes demora entre 6 e 8 meses. Nos casos mais avançados pode demorar um ano ou mais até à cura completa. Nos estados iniciais de onicomicose pode demorar menos de 6 meses, mas são casos mais raros.
Este é o tempo necessário para que a unha cresça na totalidade, já que cresce apenas cerca de 2 mm por mês e é fundamental manter o tratamento até à completa substituição e regeneração da unha afetada.
O tratamento só é eficaz se, juntamente com o tratamento farmacológico forem feitos tratamentos podológicos mensais, bimensais ou trimensais dependendo do grau de afetação das unhas.
Os tratamentos de onicomicose consistem no rebaixamento das unhas, procedimentos de limpeza e reeducação ungueal, este último processo é fundamental para garantir o correto crescimento da unha sem que encrave ou perca o seu trajeto e configuração normais.
A extração das unhas bem como a eliminação da matriz para que a unha não cresça mais (matricectomia total), não são tratamentos escolhidos para este tipo de patologia.
Como deve perceber este é um processo que requer técnicas e meios específicos, pelo que a procura de um podológo é fundamental para que possa receber o tratamento adequado, ser esclarecido e aconselhado sobre o tratamento que deverá seguir em casa de forma continuada até ao fim do tratamento.
Jonathas A. Silva
Podólogo/Massoterapeuta
Nenhum comentário:
Postar um comentário