sexta-feira, 17 de abril de 2009

Como evitar o mau cheiro nos Pés

Como evitar o mau cheiro nos Pés é direcionado para as pessoas que tem esse problema, e que chega a criar problemas com os demais. Esse artigo oferece conselhos bem úteis e naturais que ajudarão a eliminar o mau cheiro dos pés.

Causas do mau cheiro nos Pés

É muito importante entender que o mau cheiro dos pés é um sintoma de que algo não está bem e que nem sempre o problema está só nos pés. As causa do mau cheiro podem ser várias:

  1. Presença de fungos e/ou bactérias cujo desenvolvimento nos pés gera de forma direta o mau cheiro. É mais típico no verão devido ao calor e ao fato de a maioria das pessoas freqüentarem lugares onde muitas pessoas andam descalças, por exemplo: Praias, Piscinas, Academias, etc.
  2. Uso de calçado inadequado. Se faz calor e usamos sapatos demasiado fechados, nossos pés inevitavelmente vão transpirar e produzir mau cheiro. É curioso como muitas vezes somente trocando o tipo de calçado, o odor desaparece.
  3. Sistema nervoso muito alterado. O Stress é o responsável, em muitos casos do mau cheiro dos pés, porque aumenta a sudorese.
  4. Outras causas do mau cheiro podem ser desequilíbrios hormonais, medicamentos ou alguns problemas metabólicos.



Remédios caseiros que ajudarão a eliminar o mau cheiro nos Pés

Apesar de existirem muitos remédios caseiros naturais, vamos mostrar alguns que são mais eficazes:

  1. Utilize somente meias de algodão ou de fibras naturais, porque absorvem melhor o suor e permite que os Pés transpirem melhor.
  2. Se perceber que transpira mais com determinado calçado, o remédio é bem simples... Troque-os. Como dissemos, procure usar calçados que não sejam muito fechados e que tanto a sua concepção quanto o seu material permitam que o pé se ventile mais facilmente. Há pessoas que observam que os pés transpiram menos quando usam meias finas e curtas de algodão ao invés de calçar diretamente os sapatos .
  3. Aproveite qualquer ocasião para retirar os calçados e caminhar descalço e sem meias (em casa, no parque, na praia, mesmo que seja no inverno). Caminhar descalça durante uns minutos sobre a grama molhada pelo orvalho da manhã tem sido desde a antiguidade, o recurso natural mais eficaz para eliminar o mau cheiro dos pés e também para melhorar nosso nível de energia e saúde.
  4. Podem-se lavar os pés á noite com água e vinagre ou uma infusão de chá frio. Ambos são naturais e funcionam bem. Pode-se acrescentar também 3 colheres de sulfato de magnésio ou de sais de Epson.


Fitoterapia ou plantas medicinais para eliminar o mau cheiro dos pés

  1. Lavar os Pés, a noite, com uma infusão a base de plantas medicinais (sálvia, rabo de cavalo, tomilho, noz, etc.) é um dos mais eficazes remédios naturais.

    Coloque 2 litros de água para ferver e adicione 4 colheradas das ervas. Deixe ferver por 1 minuto e repousar (tampado) durante uns 10 minutos. Colocaremos esta infusão, uma vez que esteja fria, e acrescentar duas colheradas de sal marinho ou bicarbonato de sódio. Algumas pessoas também colocam 6 gotas de óleo essencial de óleo Teatree. Colocar a infusão em uma vasilha, e mergulhar os pés por alguns minutos, além de limpar os pés e eliminar o mau cheiro, elimina também a sensação de fadiga nos pés e pernas.

  2. O óleo essencial de Teatree (á venda em farmácias e casas de ervas), também pode ser aplicado diretamente nos pés toda manhã, é ideal para eliminar todo tipo de bactérias e fungos.
  3. A Própolis também é de grande ajuda para eliminar o mau cheiro dos pés. Podemos adicionar 20 gotas em água quente e utilizar para lavar os pés.


Alimentos recomendados

Para eliminar o mau cheiro dos pés, temos de beber muito líquido (água, sucos, chás), que ajudará a eliminar toxinas corporais e fazendo com que tenhamos um suor com menos odor. A clorofila (em forma líquida ou em comprimidos), também tem um efeito "desodorante" sobre nosso organismo. Elimine o excesso de sal, embutidos e gorduras animais, álcool e café porque colaboram para agravar o problema já que dificultam a eliminação de toxinas.

Uma dieta rica em fibras como: frutas, legumes e verduras (especialmente em saladas) ajudará a eliminar o mau cheiro dos pés.

O café e outros estimulantes (álcool, chá, cacau, etc.) devem ser eliminados quando afetam o sistema nervoso.

Para ter uma boa "flora intestinal" temos de ingerir alimentos fermentados como iogurtes, picles, chucrutes, kefir, etc.

Também podemos nos beneficiar a nível interno, do alho (como alimento ou em forma de cápsulas) e do extrato de toranja. Ambos ajudam a eliminar os fungos e bactérias favorecendo a eliminação do mau cheiro dos pés.


Jonathas A. Silva

Podólogo/Massoterapeuta




Onicomicoses / Micoses nas Unhas



Onicomicoses/Micoses nas Unhas




As Onicomicoses (Micoses que afetam as unhas) devem-se à presença de fungos nas unhas que, tal como na pele, originam alterações no local onde se encontram.




Nas unhas é freqüente observarmos que estas ficam mais grossas, com aspecto envelhecido, com coloração diferente, que pode ser esbranquiçada, amarelada, etc. Pode apresentar-se descolada do leito, ou apresentar depósitos "farinhentos" que freqüentemente cheiram mal.


Com o avançar da patologia é freqüente a unha encravar.


Em estados avançados da doença o crescente engrossamento da lâmina ungueal pode dificultar o uso de sapatos fechados podendo provocar dores e mal estar constantes.




O tratamento desta patologia não é complicado nem doloroso se tratado por um Podólogo. Na maioria das vezes demora entre 6 e 8 meses. Nos casos mais avançados pode demorar um ano ou mais até à cura completa. Nos estados iniciais de onicomicose pode demorar menos de 6 meses, mas são casos mais raros.




Este é o tempo necessário para que a unha cresça na totalidade, já que cresce apenas cerca de 2 mm por mês e é fundamental manter o tratamento até à completa substituição e regeneração da unha afetada.




O tratamento só é eficaz se, juntamente com o tratamento farmacológico forem feitos tratamentos podológicos mensais, bimensais ou trimensais dependendo do grau de afetação das unhas.




Os tratamentos de onicomicose consistem no rebaixamento das unhas, procedimentos de limpeza e reeducação ungueal, este último processo é fundamental para garantir o correto crescimento da unha sem que encrave ou perca o seu trajeto e configuração normais.


A extração das unhas bem como a eliminação da matriz para que a unha não cresça mais (matricectomia total), não são tratamentos escolhidos para este tipo de patologia.




Como deve perceber este é um processo que requer técnicas e meios específicos, pelo que a procura de um podológo é fundamental para que possa receber o tratamento adequado, ser esclarecido e aconselhado sobre o tratamento que deverá seguir em casa de forma continuada até ao fim do tratamento.






Jonathas A. Silva


Podólogo/Massoterapeuta

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Calos nos Pés

Calos nos Pés


Os Calos nos Pés se formam devido a fricção, pressão ou irritação ocasionada principalmente por usar sapatos inadequados. Eles aparecem principalmente sobre as articulações dos dedos e entre eles.

Definição de Calos

Endurecimento e hipertrofia da pele devido a fricção, pressão ou outra irritação que se forma nos dedos, mãos e pés. É uma área dolorosa e endurecida em forma de cone, de crescimento aumentado da capa córnea da pele.


Sintomatologia dos calos dos Pés

Os calos dos Pés apresentam áreas endurecidas geralmente do tamanho de uma ervilha ou maio, apresentando-se onde existem protuberâncias ósseas. Os calos desaparecem quando se elimina a pressão inadequada.

Os pacientes com problema circulatório devido alguma enfermidade como, por exemplo, a Diabetes Mellitus, requerem atenção especial e oportuna. Os calos dos pés doem como resposta a pressão ou espontaneamente. Os calos mais duros se apresentam sobre os dedos e os moles, entre eles.


Etimologia dos calos dos Pés

Os calos se formam devido a fricção, pressão ou outra irritação ocasionada principalmente pelo uso de sapatos inadequados, problemas da bacia e pélvis, que ocasionam defeitos e problemas relacionados com a marcha.


Interpretação emocional dos calos nos pés

Endurecimento de conceitos e idéias. Medo solidificado.


Emoção positiva dos calos nos pés

Não há perigo em ver e experimentar idéias e atitudes novas, me abro para receber tudo que é bom.


Produtos Naturais para os calos nos pés

Aplicar pomada a base de pétalas de calêndula (calêndula officinalis) duas ou três vezes ao dia. Isto suaviza o tecido e atua como antiinflamatório.


Tratamentos para os calos nos pés

. Gel de Aloe Vera

. Esfregue óleo de rícino sobre os calos duas vezes ao dia

. Suplementos de Vitamina A e Vitamina E, no local e via oral

. Faça uma dieta a base de produtos integrais. Inicie uma dieta por 24 horas a base de líquidos para eliminar os depósitos de ácido. Consuma alimentos crus diariamente por um mês, principalmente saladas verdes.

. Tomar suco verde ou suco de cenoura, beterraba e pepino a cada três dias para limpar os rins e restabelecer o equilíbrio ácido-básico.


Terapias para calos nos pés

. Hidroterapia . Aplicação de contraste (alternadamente água fria e água quente).

. Banhos quentes nos pés com sais de Epsom.

. Coloque em uma vasilha 2 punhados de camomila e água morna, mergulhe os pés durante 15 minutos.


Remédios Caseiros para os calos nos pés

. Banhos quentes nos pés e posteriormente esfregue os calos com sumo de limão ou óleo de mamona (rícino).

. Evite as gorduras, as frituras, o açúcar e o álcool. Elimine as carnes vermelhas de sua dieta, a cafeína, o chocolate, os refrigerantes e demais alimentos formadores de ácido oxálico.


Jonathas A. Silva

Podólogo/Massoterapeuta

terça-feira, 14 de abril de 2009

Cuidados para os Pés


Cuidados Para os Pés


Os cuidados com os Pés não devem ser esquecidos, pois sofrem um grande desgaste diário, além de estarem sempre fechados nos calçados. Essa falta de ventilação obriga sobretudo no verão, a prestar mais atenção nos cuidados com os Pés.
Quando cuidar de sua beleza estética, nunca se esqueça dos seus Pés, pois eles merecem atenção. Os cuidados com os pés devem ser feitos tanto pelas mulheres quanto pelos homens, porque a diferença entre a imagem integral de quem cuida ou não cuida, fala por si só.

Porém, os pés que se destacam com sua aparência não é luxo exclusivo de quem tem tempo para ir a um Podólogo.

Um dos cuidados que podemos realizar nos pés uma vez por semana, é um bom banho, submergir os pés em água quente com sal para relaxá-los, o melhor, todavia é alternar com banhos de água fria, durante um minuto, com os de água quente, durante dois minutos, assim, estimulará a circulação sanguínea. Se adicionares a água algumas gotas de óleo essencial de limão e alecrim, isto deixará um agradável perfume aos seus pés, esse é o melhor desodorante natural. E depois do banho, aproveite para lixar com cuidado todas as calosidades com pedra pome.



Clínicas especializadas em cuidados dos Pés

Para tornar esta tarefa mais fácil e prazerosa, existem clínicas especializadas para os Pés, que atendem a clientela com hora marcada e oferece ampla gama de tratamentos para cada necessidade, de modo a satisfazer o público sem haver perda de tempo.

O procedimento básico para os cuidados dos Pés em um Podólogo implica em: corte correto das unhas, eliminar durezas em torno dos dedos, retirar o excesso de cutícula, polir as unhas, retirar as calosidades e durezas dos pés.

Nas Clínicas especializadas, além desses cuidados com os Pés, o Podólogo oferece tratamentos especiais como: esfoliação com cremes granulados para se retirar as células mortas acumuladas e devolver a aparência saudável aos Pés. Após, aplica-se sais marinhos com a finalidade de refrescar os pé, massageando-se com creme hidratante e óleo ricos em colágeno, processo que resulta em merecida recompensa para os Pés.

Um dos tratamentos mais agradáveis e reconfortantes, é o banho de parafina. Durante esse tratamento, mergulham-se os pés em parafina quente, envolvendo-os em papel filme, e colocando-se em toalhas quentes para manter o calor durante 25 minutos. Com essa terapia, se obtém resultados surpreendentes para os Pés muito deteriorados.

Sem dúvida, com todas essas opções, a rotina dos cuidados com os Pés é por demais cômoda e duradoura, e assegura uma aparência impecável sem muitos sacrifícios.



Exercícios para os Pés


O melhor exercício é andar descalço, sobretudo na areia da praia, já que, caminhar na areia molhada junto as ondas é uma magnífica massagem para os Pés. Se não puder ir á praia, pode-se substituí-la pelo gramado de casa, pois o efeito é o mesmo.

Outros exercícios recomendados, são: andar nas pontas dos pés, pular corda, tentar pegar objetos com os dedos dos pés e fazer rotações com os tornozelos. Também é muito bom rolar uma bola de tênis em baixo dos Pés, desde as pontas dos dedos até o calcanhar.



Massagem para os Pés

As massagens são muito importantes para os cuidados dos Pés. Massagear os Pés todas as noites, evita a formação de durezas e é muito relaxante. Para se conseguir um maior efeito, recomenda-se utilizar um creme hidratante ou um óleo aromático. As massagens consistem em esticar os dedos e realizar movimentos verticais da frente para trás para flexibilizá-los.

Segurando os Pés com as mãos, coloque os polegares sobre a parte carnosa do pé e faça movimentos circulares. Baixe os dedos dos Pés e levante-os articulação por articulação. Depois faça círculos com o dedo grande do pé em um sentido e logo em outro.

Por ultimo, massageia-se os pés desde os dedos até o calcanhar, subindo em direção á panturrilha.
Em caso de encontrar um ponto doloroso, deve-se insistir nesse ponto até que a dor desapareça...
Jonathas A. Silva
Podólogo/Massoterapeuta
Fones : (11)4427-9521 / (11)4249-2800

Pés Saudáveis e Bonitos


Pés Saudáveis e Bonitos

Pés Saudáveis e BonitosTer Pés Saudáveis e Bonitos além de ser positivo para nossa imagem pessoal é também uma forma de agradecimento ao seu trabalho tão duro e imprescindível. Mostraremos uma série de cuidados e exercícios para que você desfrute de ter os Pés Saudáveis e Bonitos.

Os pés são a parte mais descuidada de nosso corpo, apesar de suportarem nosso peso corporal diariamente, nos empenhamos em mantê-los fechados a maioria das vezes em calçados inadequados, por isso não deveria nos surpreender que eles respondam com esses incômodos e antiestéticos calos e /ou joanetes, e que ao final do dia soframos dores nos pés.

O verão é uma época muito delicada para os pés, e a que tem uma maior propensão de sofrer determinadas moléstias ou enfermidades como fungos, pés de atleta, sudorese excessiva, inchaço e uma eterna sensação de cansaço.
Aqui tem as chaves para manter os pés sempre saudáveis e bonitos.

Utilize calçado confortável, flexível e aberto. Os sapatos de salto alto melhoram a estética porém, causam problemas na coluna. Pode-se conseguir um efeito de pernas longas se usarem sapatos de sola, salto e forma da mesma cor, mesmo que sejam mais baixos.

Use sempre chinelos nas piscinas, duchas públicas, etc. Para evitar infecções.

Cuidados higiênicos para ter os pés saudáveis e bonitos
Para ter nossos pés sãos e bonitos, lavá-los bem diariamente (sobretudo entre os dedos), secá-los cuidadosamente para eliminar bem a umidade.
É aconselhável também utilizar a pedra pomes para eliminar calosidades que tendem a aparecer ao redor dos calcanhares. Você pode a cada banho, aplicar um creme hidratante espalhando sobre todas as zonas duras e rugosas, e aproveitando para auto-massagear a zona plantar e no contorno dos tornozelos.
Para os pés que transpiram em excesso ou incham por causa do calor, são recomendáveis banhos nos pés preparados com infusões de plantas, por exemplo, para o suor usar duas colheradas de angélica, duas de menta, duas de sálvia, duas de alecrim e duas de bagas de zimbro. Deixar repousar todos os ingredientes em um litro de água fervente durante uma hora. Coar, envazar e uma vez frio, guarde na geladeira. Para sua aplicação, utilize um quarto do litro do chá em 1 litro de água morna e mergulhe os pés por 20 minutos.

Exercícios para manter os pés Saudáveis e Bonitos

Caminhar descalço sobre a areia é ótimo para se manter os pés saudáveis e bonitos, tonifica os músculos, agiliza as articulações, melhora a circulação sanguínea das pernas. O mesmo obtém caminhando sobre o gramado, mas nas primeiras horas da manhã, quando o solo ainda está úmido. Se ao final do dia seus pés estiverem inchados, faça um banho alternando água fria, água quente.

Outros exercícios para manter os pés saudáveis e bonitos, por exemplo: caminhar sobre os calcanhares, recolher pequenos objetos com os dedos dos pés, flexionar e girar os tornozelos, etc. Realizar ginásticas passiva, aproveitando qualquer oportunidade para esticar as pernas, apoiar-se nos calcanhares e girar os pés a direita e a esquerda, e flexioná-los para frente e para trás ao máximo. Se trabalha sentado, coloca sempre os pés em cima de um calço ou algo similar de uns 10 cm de altura, se trabalhas em pé, tente não se manter imóvel por muito tempo e troque de sapatos ao menos uma vez ao longo do dia.

Os pés também agradecem uma boa massagem, realizada sempre em direção ao coração, e iniciando pelo pé direito. Os dedos são importantes, estire-os bem em todas as direções e gire-os para um lado e para o outro.

Um bom Podólogo finalizará o trabalho e deixará os pés em perfeitas condições. Cortar as unhas retas para evitar que se encravem e fiquem dolorosas. E atenção, as cutículas não devem ser retiradas, pois sua missão é proteger para que se evite a penetração de micróbios na corrente sanguínea.

A roupa, quanto menos sintética melhor para a pele de nossos pés, o ideal é algodão.

Nos calçados, podemos colocar pó de Argila terapêutica em seu interior, por uma noite, sendo suas qualidades impressionantes para todo problema dos pés.


Jonathas A. Silva
Podólogo e Massoterapeuta
Fone: (11)4427-9521 / (11)4249-2800