terça-feira, 20 de outubro de 2009

Podologia


Podologia

A podologia é a disciplina que se dedica ao estudo dos pés do ponto de vista da sua anatomia e patologia. Está integrada noutras disciplinas, como a cirurgia, a ortopedia, a fisioterapia e a dermatologia entre outras.

História da Podologia:

O termo Podologia origina-se do grego arcaico tendo por prefixo Podos = Pé, Pés e sufixo Logos = tratado, estudo, conhecimento.
Formando então Podologia = nome da ciência que trata do estudo dos pés. Podologista/podiatra - termo obviamente com as mesmas origens que designa a pessoa que aplica terapia nos pés, com estudo superior ou técnico - científico adequado em Podologia, aprofundado da anatomia, fisiologia, podopatias e conhecimento biomecânico dos pés.

PORQUE É TÃO IMPORTANTE ESTUDAR OS PÉS?

Os pés são o único ponto básico do aparelho locomotor, que assegura a posição erguida (bípede), intervindo nesta função os músculos que atuam sobre a cabeça e tronco, as ancas e as pernas. Qualquer alteração desta posição significa a alteração de todos os elementos que contribuem para a dinâmica do corpo. Daí se conclui que, o estudo do pé não pode ser isolado do restante do aparelho locomotor; como estrutura complexa que é, necessita do suporte, apoio e interação de ciências distintas que complementam esta formação integrada.
Os pés são também a base de sustentação do organismo humano, são eles que suportam o peso do corpo, ficando sujeitos a uma enorme tensão. Além de suportarem o peso do corpo, os pés estão sujeitos a um enorme desgaste. Por exemplo, os pés de uma pessoa de 70 anos fizeram um percurso equivalente a 3 vezes a volta ao mundo.

QUAIS SÃO AS FUNÇÕES DO PÉ?

O pé é o principal suporte do peso do corpo. Basicamente tem duas funções distintas: uma em estática (quando o indivíduo se encontra parado e de pé), e outra em dinâmica (quando o indivíduo se encontra em movimento).
A função em estática diz respeito à distribuição de forças que o peso do corpo faz incidir sobre os pés.
A função em dinâmica é bastante complexa porque engloba o estudo da mecânica dos pés e de todo o corpo – Biomecânica – mas de uma forma básica pode ser descrita como um “motor ativo”, porque permite a propulsão, o caminhar, correr, saltar, etc. A função dinâmica é também amortecedora das pressões que chegam ao pé durante a marcha, a corrida e o salto. Por permitir a adaptação a movimentos complexos e especializados o pé pode ser chamado de “técnico especializado.”
Como se pode ver o pé é uma estrutura de enorme importância para o nosso corpo, permitindo a interação do corpo com o solo e com o meio que nos rodeia, tornando-nos capazes de executar movimento e de captar e perceber estímulos que nos são enviados pelo exterior.
Portanto, tratemos com muito carinho e respeito os nossos Pés.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Cuidados com os Pés


Cuidados com os Pés

Com a chegada próxima de dias de muito sol, algumas tendências voltam a fazer parte do dia a dia das mulheres. E as tradicionais sandálias e chinelos estão na lista dos artigos mais usados neste período. E quanto mais aberta melhor, assim não se passa tanto calor nos pés.
Mas não basta ir ao shopping e comprar a mais bonita sandália da vitrine ou o chinelo mais moderno. É preciso ficar atento a duas coisas: como estão os seus pés para deixá-los expostos e, mais do que isso, saber se os sapatos abertos também são confortáveis.
Algumas práticas são essenciais com a chegada do verão. A primeira delas é manter os pés e as unhas sempre limpos. Além de evitar contaminações, o visual fica muito mais bonito.
É preciso também, na hora de cortar as unhas, ter muito cuidado, porque um simples corte errado pode inflamar ou encravar os cantinhos e isso compromete todo o visual e a saúde dos pés.

Algumas dicas bem simples podem auxiliar a manter os pés sempre bonitos:

“Para evitar as frieiras, após o banho é preciso secar muito bem os pés, com papel absorvente, principalmente entre os dedos”.
Há também algumas restrições quanto ao esmalte, já que o uso contínuo deles prejudica a umidade das unhas. "O ideal é que o esmalte seja retirado, com dois dias de intervalo, entre uma aplicação e outra”.
É aconselhável também que neste período sem esmalte, o óleo de amêndoa seja aplicado nas unhas com a finalidade de hidratá-las.
Além da hidratação nas unhas, é preciso passar diariamente um creme nos pés. O uso de hidratantes específico para os pés combate as rachaduras indesejadas.
E, por fim, na hora de escolher uma nova sandália ou chinelo é preciso experimentá-los no final do dia, já que os pés estão mais inchados e não vão "enganar" você. Evite saltos extremamente altos, sandálias com muitas tiras e finas e costuras internas em excesso. E , se a sua sandália preferida já te machucou, seja mais forte que a moda e doe-a para alguém, pois os seus pés são muito mais importantes que a beleza de um sapato.

Jonathas A. Silva
Podólogo/Massoterapeuta