quinta-feira, 21 de maio de 2009

Onicofagia – Hábito de roer as Unhas



Como deixar de roer as Unhas (Onicofagia)


Deixar de roer as unhas é uma preocupação de muitas pessoas que não conseguem evitar de fazê-lo, então, vamos conhecer suas causas e alguns métodos para evitar esse hábito. - Sabia que roer as unhas não é coisa só de crianças? - E que os castigos em geral normalmente não funcionam?
O que é Onicofagia? Significa "Roer as Unhas" e o nome se dá devido a incapacidade que algumas pessoas tem de deixar esse hábito.


Causas e Razões da Onicofagia


Em uma grande parte de pessoas que tem o hábito de roer as unhas, há uma alteração do sistema nervoso ou desajuste emocional que pode variar de casos leves á casos crônicos e patológicos. Roer as unhas é para muitas pessoas uma válvula de escape para seu nervosismo (ansiedade, stress, impaciência, medos, etc.). Muitas pessoas também resolvem esta situação de nervos de maneira similar: fumando, comendo demasiado, ingerindo doces, tomando bebidas alcoólicas, etc. No fundo, trata-se de levar algo á boca. Muitas pessoas já roeram as unhas alguma vez, porém, torna-se preocupante quando esse impulso dura anos , ou então, chegam a roer as unhas de tal maneira, que se torna uma auto-agressão. Estes casos podem indicar conflitos importantes (traumas familiares, maus tratos, humilhações, ciúmes, etc.), que muitas vezes afeta a auto-estima.


Conseqüências do hábito de roer as unhas


. Saúde : o primeiro problema será "mecânico", afetará somente as unhas . Isto pode produzir uma pele mais dura que pode resultar em uma inflamação crônica nos dedos. As unhas, ou o que sobra delas pode cair crescer deformadas e com presença de fungos. Quando vamos manipular pequenos objetos, nos damos conta da falta de ter as unhas perfeitas. E , por último, saber que os dedos estão sempre em contato com muitos germes (comida, papéis, animais, banheiro, etc.) e se não houver uma boa higiene, quando se leva as unhas na boca, terá a possibilidade de adquirir alguma infecção.


. Emocional: Se, como dissemos antes, roer as unhas pode indicar preocupação, nervosismo ou algum problema emocional, quando a pessoa é consciente de que não consegue evitar de roê-las, então se sente pior. Baixa sua auto-estima porque sabe que não pode controlar esse impulso e cada vez que olha para as unhas, se sente pior por saber de sua falta de controle sobre si mesmo. Isso alimenta a ansiedade, e fica ainda mais complicado deixar esse hábito.


. Trabalho e relacionamento: Nos casos mais graves, é bastante evidente que nas entrevistas de trabalho quando aparece seus dedos, de forma inconsciente ou não, pode se ver a cara de desgosto e rejeição na pessoa que seleciona. Isso pode ser fator determinante na hora de escolher entre duas pessoas em igualdade de condições. Temos de pensar que as mãos não se podem esconder, visto que é parte básica de nossa forma de comunicação. Quando falamos acompanhamos a linguagem com gestos. Ademais, comemos com elas, trabalhamos, apertamos as mãos, damos adeus, tomamos as mãos de nossos parceiros, acariciamos etc. Não podemos estar todo o dia escondendo as mãos ou tentando não olhar para elas, o que cria mais stress, e que faz com que se coma ainda mais unhas. Deixar de roer as unhas pode trazer muitos benefícios a nível de auto-estima e em nossas relações pessoais.


Recomendações:


Fitoterapia: Para acalmar o impulso de roer as unhas Terapias naturais: Homeopatia, Yoga, técnicas de relaxamento, Florais de Bach


Conclusão:


É muito importante que, quando vemos alguém que rói as unhas, entendamos que isso é um sintoma de que algo errado acontece. Que busquemos a causa real e sua possível solução. Só então a pessoa, quase sem perceber, se empenhará em deixar esse hábito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário