quarta-feira, 10 de junho de 2009

Pé de Atleta (Frieira)



Fungos nos Pés ou Pé de Atleta (Frieira)


Tratar de Pé de Atleta (Frieira) é um tema complicado e por isso deveríamos levar em conta conselhos e remédios naturais que nos ajudarão. Remédios naturais como: Própolis, gengibre e alho podem acabar com os fungos nos Pés.


As infecções com fungos nos pés são mais comuns no verão, visto que os Pés transpiram mais (o calor e a umidade ajudam os fungos a reproduzir-se) e também nessa época, freqüentamos mais as piscinas, praias, clubes, onde as pessoas andam descalças e podem contagiar ou se contagiarem com os fungos.


Causas e sintomas


Um dos sintomas mais importantes é quando as unhas variam de textura e cor. Em alguns casos, também se observa um odor muito forte. Os fungos além de atacar as unhas, atacam também entre os dedos e outras partes do Pé. Nestes casos, a pele pode ter um aspecto mais ressecado, chegando mesmo a descamar e/ou abrir fissuras.


Quando afeta as unhas, os fungos se proliferam em baixo delas, e além de mudá-las de cor, afetam a sua estrutura.


A dificuldade do tratamento dos fungos nas unhas dos pés, é que os remédios naturais custam muito a penetrar por baixo das unhas.


Conselhos para evitar contágio com os Fungos ou Pé de Atleta


Para solucionar definitivamente, é imprescindível compreender que os fungos necessitam para a sua reprodução de: calor, umidade e escuridão.


. Calor:
É imprescindível usar um calçado que permita uma boa transpiração dos Pés. Usar meias de tecidos naturais e o mais frescas possível (algodão, linho, etc.).


. Escuridão: Caminhar descalça sempre que for possível é vital para que os Pés respirem e tomem sol. Banhá-los com água de mar ou com água e sal também ajuda. Colocar os sapatos periodicamente para tomar sol, pois ajuda a combater a umidade e a escuridão (fatores que ajudam a reprodução dos fungos).


. Umidade: Um detalhe importante é secar muito bem os pés após o banho, principalmente entre os dedos. Troque a toalha a cada banho, e não a utilize para secar o restante do corpo, pois os fungos tem um alto nível de contato. Tome cuidado ao sair da água do mar, pois a areia da praia é um "ninho" de fungos (seca e quente por cima e úmida por baixo). Deve-se sempre tomar sol sobre uma toalha ou esteira e secar-se muito bem antes.


Nos clubes ou duchas comunitárias, é imprescindível usar sandálias de banho para evitar o contágio ou contagiar.


O sabão ideal pode ser a base de enxofre ou própolis, já que tem propriedades fungicidas.


Remédios Naturais para combater os Fungos/Pé de Atleta


A Fitoterapia pode conseguir com as plantas medicinais ótimos resultados e sem efeitos secundários:


. Lavar os Pés com uma infusão a base de Alho, Calêndula e Tomilho. Podemos adicionar umas gotas de própolis.


. A Nogueira é um dos remédios naturais mais eficazes. Pode-se aplicar em forma de tintura, extrato ou em infusão. Limpar a área afetada pelos fungos de manhã e a noite.


. A Própolis é tradicionalmente usada pelo seu êxito na hora de tratar fungos, tanto nos Pés como em qualquer parte do corpo. Seu extrato ou tintura pode ser aplicado diretamente sobre a área afetada. Cuidado porque pode manchar a roupa.


. Com o óleo de Tea Tree se obtém bons resultados aplicando diretamente sobre as unhas ( fazer com que penetre por baixo das unhas).


Você Sabia que...?


O Tratamento para fungos nos Pés deve seguir por vários meses já que o crescimento da unha é muito lento e portanto a troca total de unha tardará meses a ser percebida..


Assim que perceber qualquer alteração nas Unhas ou Pele dos pés, procure um Podólogo, pois quanto antes iniciar o tratamento, mais fácil será combater os fungos .